Conhecendo a mim e ao outro
O início da jornada escolar é um importante momento de autoconhecimento, de passar a observar o próximo e buscar compreender o mundo. No Colégio Loyola, estudantes e familiares são estimulados e preparados a identificarem-se como membros de grande e fraterna família humana. A visão de que cada um tem sua parte de responsabilidade por todos os irmãos do mundo é sugerida de maneira pedagógica. A abrangência vai além de, simplesmente, enxergar o próximo como membro de uma nação ou de grupo específico.
Inspiradas nesses preceitos inacianos, professoras do 1º Período do Ensino Infantil desenvolveram a atividade “Conhecendo a mim e ao outro: identidade e vínculos”. A educadora Nathália Machado explicou que o projeto foi pensado para acolher as crianças em sua entrada no Colégio. “Conhecendo a si mesmo e ao outro, construímos um vínculo forte e o senso de comunidade”, sintetizou Nathália.
De acordo com ela, as crianças gostaram muito e se envolveram, interessadamente, nos trabalhos da atividade. “O exercício da observação de si próprias pra colocar no desenho foi muito significativo. Detalhes dessa percepção desejada apareceram nas produções. A atividade de desenhar o colega no vidro foi igualmente significativa, pois proporcionou o mesmo exercício de análise dos detalhes”, conta Nathália.
A pedagogia inaciana valoriza a atividade do aluno, sua singularidade, criatividade e socialização. Projetos como esse, desenvolvidos pela equipe de educadores do Colégio Loyola, primam pela excelência e colaboram com a formação humana e global de estudantes e famílias.
Clique aqui e veja as fotos da atividade.