Logo Loyola
Alunos 22/09/2020
DDF Lives

DDF Lives

O Dia de Formação (DDF) é um importante momento de formação humana na dinâmica do Colégio Loyola. É uma atividade destinada a estudantes e colaboradores, em que se conciliam autoconhecimento, reflexão e interação. Em 2020, devido à pandemia de COVID-19, a atividade foi reformulada, mas manteve sua riqueza de aprendizados.

Num cenário de dúvidas, incertezas, desesperança, medo, ansiedade e solidão, o DDF e sua metodologia baseada nos Exercícios Espirituais de Santo Inácio estão compondo o conjunto das atividades formativas como suporte ao estudante, ensinando-o a cuidar de si e do outro.

“Foi uma experiência incrível e bastante necessária para a superação do trágico momento que temos a infelicidade de acompanhar. O DDF Lives contribuiu para a melhora da angústia diária que estamos submetidos. Resumindo, foi um alívio para alma e um conforto para o coração”, comenta Carlos Eduardo, estudante do 3º Ano EF. A atividade representa uma possibilidade de os alunos compartilharem suas experiências uns com os outros, fazendo com que eles se apoiem e se sintam abraçados, superando assim dificuldades do momento.

Segundo Agripa Mairink, coordenador de Formação Humana e Cristã, o DDF teve um redirecionamento completo no contexto da pandemia. Os planejamentos precisaram ser refeitos, e as estratégias, experiências e problematizações foram adaptadas para o contexto de aprendizagem remota, possibilitando dinâmicas diferentes, como a participação de pais e mães de alunos do 1º Ano EF.

“Foi bastante diferente. Mesmo sendo tecnologicamente limitado por nos vermos apenas por câmeras, sinto que teve uma intensidade e uma profundidade intimamente superiores aos outros, pois, nesse momento, estamos com o coração totalmente aberto e apto para partilha, trocando experiências novas de vida, que nunca antes houvera acontecido”, destaca o estudante Carlos Eduardo.

Dessa forma, o DDF acompanha o estudante em um momento da vida que tende a reforçar atitudes de individualismo e egocentrismo, proporcionando um espaço de aprendizagem interativo, ajudando os estudantes a exteriorizarem seus sentimentos e abrirem-se para escutar e se relacionar com o outro, compartilhando as mesmas angústias, aflições, preocupações, anseios e sonhos.

Fernanda Queiroz, estudante do 3º Ano EF, avaliou a dinâmica como essencial e destacou que a participação dos colaboradores na preparação e execução do DDF “foi incrível!” Ela contou o contato prévio para “saber nossas demandas e o que era de maior importância para gente nesse momento”.

A partir de uma adaptação para o meio remoto, a proposta do DDF Lives mobilizou os estudantes com uma abordagem mais existencial e possibilitou suscitar fortalecimento humano-espiritual respaldado pela identidade inaciana.

 

Posts relacionados