Logo Loyola
Alunos 28/10/2021
Descomplicando a geometria

Descomplicando a geometria

Como produto final da dissertação do curso da Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, a educadora Tatiane Pertence escreveu um e-book sobre o tema: “Recursos e Estratégias para o ensino do conceito de áreas de figuras planas”. O material é “um convite aos educadores de Matemática para criar possibilidades de ressignificar o ensino de áreas de figuras planas através de um produto que busca favorecer o ensino-aprendizagem em novos tempos”, afirma Tatiane.  

Durante sua trajetória, a educadora percebeu que alguns alunos apresentavam dificuldades de visualizar e aplicar o conceito de áreas de figuras planas em algumas atividades. A partir dessa experiência, ela escolheu o tema da sua dissertação. 

Tatiane explica que, nos anos finais do Ensino Fundamental, a geometria deve ser vista como otimização do processo de aprendizagem, então seria importante aplicar a pesquisa nas turmas do 9º Ano, trazendo uma ressignificação do conceito e levando o aluno a investigar, fazer conjecturas, ativar o conhecimento prévio e produzir argumentos geométricos. 

Clique aqui e acesse o e-book

Posts relacionados