Logo Loyola
Alunos 14/09/2016
Ensino Híbrido

Ensino Híbrido

Metodologia que permite personalização do ensino mostra impactos positivos no Ensino Fundamental do Colégio Loyola
_____

Cada aluno possui sua maneira e tempo de aprendizado. A cada dia, surgem novas tecnologias, que mudam a sociedade e a forma como ela se comunica. Só essas duas constatações já lançam um grande desafio para a educação. Será que é possível vencê-lo, de forma acessível e abrangente, considerando a realidade escolar? Uma experiência de sucesso no Colégio Loyola mostra que sim. Os alunos do 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental vivenciam o Ensino Híbrido, estratégia que combina a tecnologia com os métodos tradicionais de ensino para tratar, de forma mais personalizada, a conexão do aluno com o aprendizado.

Em 2014, a professora Aline Soares Silva recebeu da coordenação de série a informação sobre um processo seletivo nacional, organizado por meio de uma parceria entre o Instituto Península e a Fundação Lemman. A seleção incluiu etapas on-line, com a análise de experiência e de um plano de aula. Em seguida, houve um workshop com Michael Horn, um dos maiores especialistas mundiais sobre o tema, e os futuros tutores do grupo. Nessa etapa, participaram 40 professores. Ao final das atividades, foram selecionados 16, que formariam um grupo de experimentação pioneiro no país.

O grupo reuniu-se de forma presencial e a distância durante oito meses, com a missão de também se tornarem referência e disseminadores do método, a partir das experiências desenvolvidas nas escolas de origem. Aline, única representante de Minas Gerais, explica que o Ensino Híbrido passou a fazer parte da rotina de todo o 5º Ano do Loyola em 2015. Para isso, foi necessária uma preparação que envolveu diversos setores, desde a estruturação de salas que permitissem configurações flexíveis até o planejamento logístico para uso de equipamentos como notebooks e tablets.

Em 2016, o Ensino Híbrido já chegou ao 4º Ano, e está sendo avaliada nova expansão nos próximos anos. O motivo? O sucesso comprovado nos resultados individuais e nas pesquisas conduzidas pela professora junto aos alunos. “Utilizando ferramentas que podem ser acessadas de qualquer lugar, o Ensino Híbrido é um conjunto de práticas integradas – presenciais e online – que permite ao aluno ser protagonista do seu aprendizado e, ao professor, assumir um novo papel”, resume Aline.

Assista ao vídeo da TV Loyola sobre o Ensino Híbrido:

Durante as atividades, os alunos são divididos em duplas, trios ou grupos maiores, dependendo do tema. Quatro modelos de aula são utilizados – o laboratório rotacional, a rotação por estações, a rotação individual e a sala de aula invertida. Os exercícios são propostos em plataformas que estimulam o debate, o diálogo e a colaboração, a exemplo da Khan Academy, do Moodle e do MangaHigh. Paralelamente, entra em ação o formato de monitoria, em que, sob a supervisão do professor, um aluno ajuda o outro. “Isso contribui para desenvolver não só a autonomia, mas a cooperação, o diálogo, a interação e a percepção de que vários espaços e pessoas podem ser fonte de aprendizado, para além da sala de aula”, acrescenta Aline.

Para o professor, há uma mudança de postura: de orador para tutor. A organização dos alunos em grupos menores e o acompanhamento em tempo real por meio dos relatórios oferecidos pelas plataformas permite fazer intervenções precisas. Com o aluno no centro do processo e mais próximo do professor, foi possível perceber que o Ensino Híbrido trouxe impacto na percepção das crianças sobre o prazer de aprender, no desempenho acadêmico e nas habilidades sociocomportamentais.

Segundo Aline, as aulas ficaram mais dinâmicas, permitindo trabalhar diferentes habilidades e utilizar o tempo e a tecnologia de forma mais funcional. “Minha turma tem mais autonomia para tomar decisões, sugerir, construir desafios e auxiliar os colegas. Eles estão mais envolvidos e felizes, pois o aprender tem, agora, um significado maior”, conclui.

Será que os alunos concordam? Aperte o play e ouça alguns depoimentos:

E clicando aqui, você pode ler mais testemunhos dos alunos sobre a vivências das aulas de Ensino Híbrido.

As aulas híbridas são realizadas semanalmente e envolvem uma equipe que inclui professores e profissionais de tecnologia da informação, que acompanham o desenvolvimento das atividades, planejadas de acordo com as necessidades de cada grupo.

Ficou curioso? Quer saber mais? Acesse aqui algumas dicas de fontes sobre o Ensino Híbrido.

 

Posts relacionados