Jornada do Herói
Os estudantes da 1ª Série do Ensino Médio estudaram sobre a Jornada do Herói no Itinerário Formativo de Projeto de Vida. A partir do que foi aprendido em sala de aula, eles foram desafiados a construir um jogo de tabuleiro.
Professora de História, Marisa Ribeira conta como foi o processo: “A atividade começa com o Projeto de Vida, que desenvolveu um trabalho sobre Jornada do Herói. A partir dessa ideia, fomos integrando as disciplinas. Começamos com história para pensar essa jornada no contexto da Idade Média e escolhemos mentores – que são personagens reais ou fictícios da Idade Média. A partir dos mentores, os estudantes criaram jogos de tabuleiro, com o objetivo de desenvolver habilidades e integrar várias disciplinas”, explica Marisa.
História, Arte, Sociologia, Língua Portuguesa, Redação, Literatura, Filosofia e Língua Inglesa se uniram nesse desafio. O jogo foi construído em primeira pessoa, por meio de diferentes recursos midiáticos. Os estudantes usaram QRCodes, vídeos com regras e explicações e fotos.
Laura Maia, estudante da 1ª Série EM, destaca que a ideia foi muito inovadora. Para ela, “Foi algo diferente do que fazemos no dia a dia; foi muito trabalhoso criar o jogo, mas valeu a pena”. A aluna Gabriela Guimarães também achou muito legal e diferente a dinâmica da atividade. “O processo de criação foi desafiador, mas a equipe se reuniu e conseguiu fazer e entregar um ótimo trabalho. Foi um jeito dinâmico de aprender o que os professores estão ensinando em sala,” afirma Gabriela.
O resultado foi surpreendente e, para encerrar essa fase, os estudantes vivenciaram uma tarde de jogos. Confira como foi, clique aqui!