Ir para o conteúdo
https://jesuitasbrasil.org.br/
Magis Rede Jesuíta de Educação Superior FLACSI
Colégio Loyola Rede Jesuíta de Educação
  • Quem Somos
    O ColégioEquipe DiretivaNossa HistóriaPedagogia InacianaArte e Cultura
    SustentabilidadeEsportesInfraestruturaDocumentos Institucionais

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Acadêmico
    Projeto PedagógicoProjetos Especiais
    Hub de AprendizagemEspaço Francisco

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    Tempo MagisEscola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Novos Alunos
  • Voltar
  • Espiritualidade Inaciana

Loyola sedia encontro homólogos acadêmicos e coordenadores de Formação Cristã e Pastoral

Membros das 17 unidades da RJE participaram
  • Por Loyola
  • 24 maio 2024

Introdução:

Compartilhe

Entre os dias 14 e 16 de maio, diretores acadêmicos e coordenadores de Formação Cristã e Pastoral das 17 unidades educativas da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE) estiveram reunidos no Colégio Loyola, em Belo Horizonte (MG), para discutir e aprofundar projetos estratégicos. Os diretores acadêmicos discutiram e aprofundaram as principais entregas e projetos em curso, refletiram sobre os impactos da inteligência artificial na educação atual e direcionaram aspectos da inovação pedagógica na RJE. “O encontro de homólogos académicos foi uma oportunidade de aprofundar na perspectiva da formação integral dos nossos estudantes e da inovação pedagógica nas nossas escolas e colégios. A reunião teve grande importância porque nos fortaleceu como corpo e nos inspirou, por meio de partilhas e vivências valiosas, a continuar na missão educativa de formar homens e mulheres para os demais”, destacou Caroline Lourenço de Almeida Ribeiro, coordenadora do Ensino Médio da ETE FMC, de Santa Rita do Sapucaí (MG).

Os coordenadores da Formação Cristã e Pastoral discutiram os princípios fundamentais da Companhia de Jesus para a Formação Cristã e Pastoral e comunicaram temáticas vinculadas à Rede. Os grupos foram apresentados ao documento Inovação Pedagógica: contexto e proposta da Rede Jesuíta de Educação Básica, que servirá de subsídio para as discussões do II Congresso da RJE, que acontece no mês de agosto no Rio de Janeiro (RJ). “Foi uma honra o Colégio ser escolhido para esta reunião, que é tão importante para a gente. A Rede quer criar práticas, trocar ideias de cases de sucesso que nos ajudem a fazer mais e melhor a nossa missão e em cada unidade espalhada pelo Brasil, sempre respeitando o contexto e as características de cada localidade. Foi muito bom, neste findar dos 80 anos do Loyola, recebermos os nossos colegas diretores acadêmicos e os coordenadores de Formação Cristã. Esse encontro foi uma espécie de ensaio geral para o II Congresso da RJE, e tratamos de temas ligados à inovação. Não dá para se falar em escolas de Companhia de Jesus sem inovação; a inovação é da nossa tradição”, analisou Carlos Freitas, diretor acadêmico do Colégio Loyola.

Paulo Henrique Cavalcanti, coordenador de Formação Cristã e Pastoral do Loyola, o encontro foi uma ocasião muito especial, pois o grupo se reuniu para  pensar, refletir e rezar os caminhos que desejam para que a Formação Cristã e Pastoral corresponda àquela busca que as escolas da Companhia de Jesus têm feito, de serem um lugar para encontrar a Deus. “Nesse sentido, tivemos a oportunidade, juntamente com os diretores acadêmicos, de refletirmos sobre a inovação pedagógica, bem como o atual status da Rede Jesuíta de Educação. A última semana foi muito especial, porque acolhermos os companheiros e companheiras das outras unidades, nos faz sentirmos corpo e, mais do que tudo, reconhecermos como uma rede com uma intenção comum, que visa formar seres humanos, homens e mulheres, para os demais”.

“Nas últimas semanas, as equipes diretivas da Rede Jesuíta de Educação estiveram reunidas por grupos de homólogos nos colégios de Florianópolis (SC) e de Belo Horizonte (MG), tendo em vista um encontro formativo, mas também projetivo, sobre a realidade, sobre o projeto, sobre o planejamento da nossa Rede Jesuíta de Educação. É o primeiro encontro que aconteceu neste retorno pós pandemia, então foi um espaço privilegiado para o reencontro, para a convivência, mas também para a discussão de temas importantes para a nossa Rede. Temos olhado a nossa realidade, temos discutido sobre os nossos planejamentos estratégicos, temos refletido sobre inovação pedagógica e todas as discussões servirão de matéria para o futuro da nossa Rede”, frisou o diretor da RJE, professor Fernando Guidini.

Via: Rede Jesuíta de Educação

Ampliando espaços para a comunidade escolar

  • abr 14, 2026
  • Acontece, Cuidado com o outro, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Infantil

XII Semana da Cultura de Paz, Prevenção e Combate ao Bullying promove ações em torno do diálogo e do respeito às diferenças

Com o tema “Construindo uma paz desarmada e desarmante”, as atividades aconteceram de 6 a 10 de abril
  • mar 26, 2026
  • Acontece, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Infantil

AgendaEdu: novo canal oficial de comunicação do Colégio Loyola

O AgendaEdu se tornou o canal oficial de comunicação do Colégio Loyola.
  • mar 26, 2026
  • Acontece, Carbon Free

Colégio Loyola conquista o Selo Carbon Free® e integra projeto de descarbonização

O Colégio Loyola é o primeiro Colégio de Minas Gerais a conquistar o Selo Carbon Free® e a integrar oficialmente um projeto estruturado de descarbonização.
  • mar 20, 2026
  • Cuidado com o outro

Colégio Loyola inaugura o Espaço Francisco, dedicado à cultura do cuidado e da paz 

O novo ambiente integra ações formativas, escuta ativa e práticas restaurativas em sintonia com a missão educativa inaciana 
  • mar 18, 2026
  • Antigos Alunos

Evento convida antigos alunos para reencontro especial no Colégio

No dia 28 de março, o Colégio Loyola promove o #SouLoyola.
  • mar 11, 2026
  • Acontece

Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ, visita o Loyola e inaugura a Prainha São José de Anchieta

No dia 10 de março, o Colégio Loyola recebeu a visita do novo Provincial da Companhia de Jesus, Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ.
  • fev 25, 2026
  • Acontece

Posse do novo Provincial da Província dos Jesuítas do Brasil 

Na manhã de domingo, 22 de fevereiro, a Província dos Jesuítas do Brasil celebrou, com gratidão e esperança, a posse do novo provincial, Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ.
  • fev 10, 2026
  • Aprovados, Conquistas

ENEM – 2025

Nossos estudantes brilharam no ENEM! 
  • fev 9, 2026
  • Conquistas, Aprovados

Loyola nas Federais

As aprovações no vestibular refletem a determinação e o talento dos nossos estudantes.
  • dez 12, 2025
  • Ensino Fundamental, Ensino Médio, Infantil

Listas de Materiais Escolares 2026

As listas de materiais escolares 2026 já estão disponíveis e separadas pelo segmento escolar – Ano/Série.

Inscreva-se e receba nossas novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar notícias, eventos, projetos e tudo o que acontece na comunidade escolar.
Institucional
  • O Colégio
  • Equipe Diretiva
  • Nossa História
  • Pedagogia Inaciana
  • Arte e Cultura
  • Sustentabilidade
  • Esporte
  • Infraestrutura
  • Documentos Institucionais
  • Política de Privacidade
Acadêmico
  • Projeto Pedagógico
  • Projetos Especiais
  • Hub de Aprendizagem
  • Espaço Francisco
Formação Cristã
  • Formação Cristã
Nossas Redes
Institucional
  • Tempo Magis
  • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
Acesso Rápido
  • Admissão
  • Contato
  • Notícias
Voltar ao topo

O Colégio Loyola é mantido pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.

Av. do Contorno, 7919 – Cidade Jardim, Belo Horizonte – MG, 30110-051     |  (31) 2102-7000

© 2026 Colégio Loyola. Todos os direitos reservados.

Criação de Sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital

Novos alunos
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Nossas Redes