Missão de Paz no Haiti
Estudantes estão se preparando para o LoyolaMun
_____
Por Silvia Borges – 2ª Série Turma C
Estudantes da 2ª Série do Ensino Médio receberam, ontem, 27/03, o General de Divisão Henrique Nolasco no Teatro Padre Francisco Rigolin para a palestra “A Participação Brasileira na MINUSTAH”, relacionada às Forças de Paz da ONU sob o comando do Brasil no Haiti.
O evento teve a finalidade de preparar os alunos para o Loyola Mun, um dos mais relevantes projetos de série do Colégio Loyola, que simula uma reunião da Organização das Nações Unidas (ONU). O bate-papo focou a missão de paz que o Brasil realizou no Haiti durante 13 anos.
O general, último comandante das tropas do Exército brasileiro no Haiti e atual comandante da 4ª Região Militar, sediada em Belo Horizonte, apresentou, além de suas experiências pessoais, o histórico do país e a realidade precária que vivenciou durante os sete meses em que participou da intervenção. Além de compartilhar informações sobre a organização de um batalhão e a preparação do efetivo, Nolasco falou sobre seu encargo como Tenente, a organização do Exército em ações externas e a importância do Brasil na missão que tornou o país uma referência militar.
De acordo com o coordenador Carlos Freitas, as palestras de imersão foram criadas em 2017 para apresentar aos alunos da 2ªEM os temas mais abordados nas simulações de ONU do Colégio Loyola. Em 2018, essas palestras assumem uma função catalisadora do modelo em função do adiantamento da simulação para o 1º semestre. No 2º semestre, estudantes do Loyola representarão a escola na primeira simulação intercolegial da Rede Jesuíta de Educação.