Natação
Alunos do Loyola são selecionados para o programa Bolsa-Atleta
_____
Dois alunos do 7º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Loyola contam com mais um importante incentivo para desenvolver seu potencial de futuros atletas de destaque da natação brasileira. Pedro Henrique Ferreira de Almeida e Valentina Vallim Costa de Carvalho foram pré-selecionados na categoria estadual do Programa Bolsa-Atleta, que ofereceu apenas cinco vagas para a modalidade Natação. A próxima etapa é de análise documental.
Pedro e Valentina têm 12 anos, treinam no Minas Tênis Clube e começaram a nadar quando ainda eram bebês. “A bolsa significa uma oportunidade. É um incentivo muito importante para continuar no esporte”, explica Valentina. “Venho de uma família que gosta da natação. Fiz a inscrição para a bolsa pela importância da valorização do esporte e da motivação dos atletas”, acrescenta Pedro. Admiradores de atletas como o norte-americano Michael Phelps e o brasileiro Cesar Cielo, os alunos têm o sonho de ir a uma Olimpíada, sem descuidar dos estudos. Para manter a vaga na equipe de treinamento do clube, os participantes precisam comprovar bom desempenho acadêmico periodicamente. “Acho importante ter também uma graduação. Pretendo fazer Direito.”, planeja Valentina.
O programa Bolsa-Atleta recebeu 684 inscrições e classificou 89 atletas e 20 técnicos. Neste ano, serão concedidas 35 bolsas para atletas na categoria estadual, 35 para nacional, 10 para internacional e 9 para olímpico/paralímpico. Para os técnicos, são 10 bolsas na categoria I e 10 na categoria II. Para concorrer, atletas e técnicos devem estar filiados à federação ou confederação da modalidade, apresentar o histórico de resultados e situação nos rankings estadual, nacional e internacional, além de estar em treinamento para participar de competições. Entre os beneficiados pelo último edital, estão esportistas consagrados e que representarão o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016.
O resultado final da seleção será publicado no Diário Oficial do Estado até o dia 25 de julho. Os contemplados firmarão termo de compromisso com a Secretaria de Estado de Esportes e receberão repasse financeiro bimestral, pelo prazo de 12 meses.