Todas as artes
Loyola realiza Semana da Cultura, Arte e Literatura & Feira do Livro entre 27/06 e 02/07
_____
Para dirigir um filme, basta uma ideia na cabeça e uma câmera na mão. Para escrever um livro, basta gostar de contar histórias. Para ser ator, basta ter talento para as artes dramáticas. Só que não! Na Semana da Cultura, Arte e Literatura & Feira do Livro do Colégio Loyola, que será realizada entre 27 de junho e 02 de julho de 2016, os alunos são estimulados a produzir cultura, arte e literatura, expressando-se por meio delas. Além disso, têm contato com linguagens artísticas e culturais diversificadas, não restritas ao formato midiático e massivo.
Segundo a equipe organizadora, a ideia é que os alunos vivenciem a cultura, a arte e a literatura sob duas perspectivas: como sujeitos do processo e como consumidores de cultura. Na primeira perspectiva, eles produzem peças de teatro, saraus, performances, canto, espetáculos de dança, quadros, instalações, álbuns, revistas e fotografias, dentre outros.
Na segunda perspectiva norteadora, os alunos acompanham manifestações culturais populares e eruditas, a exemplo de literatura de cordel, bate-papo com escritores jovens ou já consagrados, orquestras, aulas de samba e de fotografia artística, oficinas de desenho, animação, cineclubes, grafites, exposições de artes plásticas de reconhecidos circuitos culturais, lançamento de livros e espetáculos teatrais. Conheça aqui as atividades voltadas aos alunos do Colégio Loyola. Logo abaixo, você confere a programação aberta ao público, cujo acesso será permitido com a apresentação de convites entregues aos alunos.
Eventos abertos: participe!
Uma das novidades de 2016 é a 1ª Mostra de Ilustrações Literárias do Loyola (1ªMILL), com nomes consagrados na ilustração infantil e visitação aberta ao público. Os trabalhos estarão expostos na Sala Portinari e no Passinho das Artes, com entrada gratuita (necessária apresentação de convite). Saiba mais.
Além dos alunos, o público em geral poderá conferir ainda a exposição de homenagem ao centenário do poeta Manoel de Barros. A mostra Das raízes crianceiras às coisas olhadas de azul traduz parte do universo poético do autor cuiabano, no Passo das Artes, com entrada gratuita (necessária apresentação de convite).
Também no Passo das Artes, a exposição Brasil em Quadros: o Modernismo na atualidade (saiba mais aqui) integra a programação de mostras gratuitas e abertas ao público durante a Semana (necessária apresentação de convite).
A Feira do Livro completa a lista de eventos abertos à comunidade educativa (necessária apresentação de convite). De quarta a sexta-feira, a participação será restrita aos alunos. No sábado (02/07), entre 8h e 12h, o público em geral poderá conferir lançamento de livros, instalações criadas pelos alunos do Loyola e estandes que reúnem mais de 20 editoras.
Coletivos e antigos
A FLIAC – Festa Literária Artístico Cultural do Ensino Médio – e o Encontro com Antigos Alunos Escritores, criados em 2015, continuam na programação da Semana. Neste ano, o evento concentra também diversos Coletivos (de teatro, de jogos independentes, de ilustradoras), sendo alguns deles de antigas alunas, aproximando-se do contexto e da linguagem dos jovens.
Paralelamente aos novos paradigmas do universo jovem, a Semana recebe escritores e artistas reconhecidos, tais como Carlos Herculano Lopes, José Santos e Anna Göbel, dentre outros. Além disso, antigos alunos, hoje professores renomados da UFMG nas áreas do Direito e da Ciência Política, vão debater questões da cidadania.
A Semana da Cultura é dirigida pelo Núcleo de Projetos Institucionais e pela Biblioteca, em integração com as assessorias das áreas de Linguagens, Arte, Humanas e colaboração do Grêmio estudantil, da Associação de Pais do Loyola e da Associação de Antigos Alunos.