Ir para o conteúdo
https://jesuitasbrasil.org.br/
Magis Rede Jesuíta de Educação Superior FLACSI
Colégio Loyola Rede Jesuíta de Educação
  • Quem Somos
    O ColégioEquipe DiretivaNossa HistóriaPedagogia InacianaArte e Cultura
    SustentabilidadeEsportesInfraestruturaDocumentos Institucionais

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Acadêmico
    Projeto PedagógicoProjetos Especiais
    Hub de AprendizagemEspaço Francisco

    Ultimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    Tempo MagisEscola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Novos Alunos
  • Voltar
  • Colaboradores, Ensino Médio

Semana Inaciana 2020

Comunidade educativa caminha com Inácio, peregrino dos novos tempos!
  • Por Loyola
  • 12 agosto 2020

Introdução:

Compartilhe

A Semana Inaciana, uma das grandes datas comemorativas do Loyola, é o momento de celebrar o Dia de Santo Inácio de Loyola, 31 de julho. Em 2020, fomos convidados a caminhar com “Inácio, peregrino dos novos tempos”. Devido ao contexto atual, essa semana tão especial aconteceu de uma forma diferente, mas, como sempre, foram experiências ricas de aprendizados. Tivemos atividades e experiências virtuais entre os dias 31 de julho e 08 de agosto, como, por exemplo, a Missa de Santo Inácio, a Peregrinação Virtual e muito mais.

Como foi a Semana Inaciana em 2020?

No dia 03 de agosto, celebramos a festa de Santo Inácio de Loyola com uma missa na Capela do Colégio. Realizada de forma remota, a celebração, que foi presidida pelo Pe. Mário Sündermann, SJ, e concelebrada pelo Pe. Álvaro Pereira, SJ, foi um momento acolhedor e de reencontro com as famílias.

No dia 05 de agosto, foi realizado um Colóquio Inaciano, uma apresentação sobre elementos conceituais da espiritualidade inaciana para refletirmos sobre como pautam a vida e o serviço daqueles e daquelas que colaboram na missão de justiça e reconciliação da Companhia de Jesus. Também neste ano, esteve conosco o Padre Emmanuel Araújo, jesuíta que, atualmente, está em serviço no Colégio Antônio Vieira, em Salvador. Ele conversou sobre a “Cura Personalis e a Cura Apostólica”, aplicadas ao contexto peculiar da quarentena e do afastamento sanitário.

No dia 08 de agosto, foi realizada a Peregrinação Virtual, um momento de Pausa Inaciana em Família. A dinâmica contou com a participação de alunos, famílias e colaboradores do Colégio. Foi também uma oportunidade de partilha e de experiência com Deus, ao modo de Santo Inácio de Loyola.

Além disso, tivemos dinâmicas desenvolvidas nas aulas virtuais de algumas disciplinas. Uma delas, por exemplo, foi realizada na disciplina de Espanhol, na qual os estudantes da 1ª Série EM escreveram frases motivacionais de Santo Inácio de Loyola. As mensagens carinhosas e especiais representaram um gesto de solidariedade no qual os estudantes reforçaram que a comunidade do Loyola está unida e forte neste momento.

Ampliando espaços para a comunidade escolar

  • mar 26, 2026
  • Acontece, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Infantil

AgendaEdu: novo canal oficial de comunicação do Colégio Loyola

O AgendaEdu se tornou o canal oficial de comunicação do Colégio Loyola.
  • mar 26, 2026
  • Acontece, Carbon Free

Colégio Loyola conquista o Selo Carbon Free® e integra projeto de descarbonização

O Colégio Loyola é o primeiro Colégio de Minas Gerais a conquistar o Selo Carbon Free® e a integrar oficialmente um projeto estruturado de descarbonização.
  • mar 20, 2026
  • Cuidado com o outro

Colégio Loyola inaugura o Espaço Francisco, dedicado à cultura do cuidado e da paz 

O Colégio Loyola inaugurou, no dia 19, o Espaço Francisco.
  • mar 18, 2026
  • Antigos Alunos

Evento convida antigos alunos para reencontro especial no Colégio

No dia 28 de março, o Colégio Loyola promove o #SouLoyola.
  • mar 11, 2026
  • Acontece

Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ, visita o Loyola e inaugura a Prainha São José de Anchieta

No dia 10 de março, o Colégio Loyola recebeu a visita do novo Provincial da Companhia de Jesus, Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ.
  • fev 25, 2026
  • Acontece

Posse do novo Provincial da Província dos Jesuítas do Brasil 

Na manhã de domingo, 22 de fevereiro, a Província dos Jesuítas do Brasil celebrou, com gratidão e esperança, a posse do novo provincial, Pe. Francys Silvestrini Adão, SJ.
  • fev 10, 2026
  • Aprovados, Conquistas

ENEM – 2025

Nossos estudantes brilharam no ENEM! 
  • fev 9, 2026
  • Conquistas, Aprovados

Loyola nas Federais

As aprovações no vestibular refletem a determinação e o talento dos nossos estudantes.
  • dez 12, 2025
  • Ensino Fundamental, Ensino Médio, Infantil

Listas de Materiais Escolares 2026

As listas de materiais escolares 2026 já estão disponíveis e separadas pelo segmento escolar – Ano/Série.
  • nov 25, 2025
  • Cultura e arte

Semana da Cultura

O Colégio Loyola concluiu a Semana da Cultura 2025, intitulada “Meu Quintal é Maior do que o Mundo”, em um clima de poesia, cor e encantamento.

Inscreva-se e receba nossas novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar notícias, eventos, projetos e tudo o que acontece na comunidade escolar.
Institucional
  • O Colégio
  • Equipe Diretiva
  • Nossa História
  • Pedagogia Inaciana
  • Arte e Cultura
  • Sustentabilidade
  • Esporte
  • Infraestrutura
  • Documentos Institucionais
  • Política de Privacidade
Acadêmico
  • Projeto Pedagógico
  • Projetos Especiais
  • Hub de Aprendizagem
  • Espaço Francisco
Formação Cristã
  • Formação Cristã
Nossas Redes
Institucional
  • Tempo Magis
  • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
Acesso Rápido
  • Admissão
  • Contato
  • Notícias
Voltar ao topo

O Colégio Loyola é mantido pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.

Av. do Contorno, 7919 – Cidade Jardim, Belo Horizonte – MG, 30110-051     |  (31) 2102-7000

© 2026 Colégio Loyola. Todos os direitos reservados.

Criação de Sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital

Novos alunos
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Nossas Redes