Territórios Loyola e sua vizinhança
O arquiteto Samy Lansky desenvolve projetos para espaços escolares, culturais e de lazer públicos e privados. Desde 1993, planeja e constrói espaços com crianças, sejam esses na escala urbana, escolares, públicos, de recreação ou culturais. Em parceria com o arquiteto, o Colégio Loyola está desenvolvendo um plano participativo para espaços de aprendizagem.
A proposta é desenvolver com um grupo intergeracional de estudantes, de todas as séries e ex-alunos, um mapeamento afetivo das potencialidades do campus, dos locais de brincadeira para as crianças da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, da relação com as calçadas e ruas do entorno. Os educadores estão participando dos grupos auxiliando os estudantes com a elaboração das ideias.
Os encontros acontecem de 15 em 15 dias e contam com várias etapas. No primeiro encontro, os grupos se apresentaram e debateram os espaços do Colégio, o que pode ser melhorado e a importância dos espaços no dia a dia. O ponto chave do debate foi pensar no Loyola como agente social na cidade, principalmente no bairro onde está localizado. O projeto visa melhorar o espaço externo também, a fim de fidelizar o Colégio como agente social e parte da vida de toda comunidade, não somente de colaboradores, famílias e estudantes.
Nos encontros seguintes, os grupos foram apontando os espaços de que mais gostam no Colégio e aqueles em que eles enxergaram potencialidades para intervenções. O projeto agora está na fase de apresentação de ideias, na qual os grupos apresentam propostas (maquetes ou desenhos) para os espaços do Colégio.
O cuidado com a Casa Comum é uma missão do Colégio e está presente nesse projeto, pois somos preocupados com o meio ambiente e queremos ser um ambiente mais sustentável. Ampliar as áreas de permeabilidade do solo, manejo de resíduos e ampliar as possibilidades de manuseio da água, utilizando água reaproveitável, estão nos planos de Samy e de sua equipe.
No último encontro, os grupos apresentaram propostas de intervenção no Colégio.