Ir para o conteúdo
https://jesuitasbrasil.org.br/
Magis Rede Jesuíta de Educação Superior FLACSI
Colégio Loyola Rede Jesuíta de Educação
  • Quem Somos
    O ColégioEquipe DiretivaNossa HistóriaPedagogia InacianaArte e Cultura
    SustentabilidadeEsportesInfraestruturaDocumentos Institucionais

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Acadêmico
    Projeto PedagógicoProjetos Especiais
    Hub de AprendizagemEspaço Francisco

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    Tempo MagisEscola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Novos Alunos
  • Voltar
  • Uncategorized

12 perguntas e respostas sobre bullying

Parece brincadeira, mas não é. Tire suas dúvidas e saiba como colaborar para enfrentar essa violência
  • Por Loyola
  • 03 abril 2017

Introdução:

Compartilhe

Parece brincadeira, mas não é. Tire suas dúvidas e saiba como colaborar para enfrentar essa violência
_____

Você sabia que 41,6% das vítimas de bullying nunca procuraram ajuda ou falaram sobre o problema, nem mesmo com os colegas? Na semana que marca o Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, trazemos 12 perguntas e respostas que podem ajudar a prevenir e enfrentar esse problema. A cada dia, três novas perguntas. Na sexta-feira, um presente especial para todos nós, que vamos poder dizer, juntos: Bullying? Tô fora!

1. O que é?

Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.

“É uma das formas de violência que mais cresce no mundo”, afirma Cléo Fante, educadora e autora do livro Fenômeno Bullying: Como Prevenir a Violência nas Escolas e Educar para a Paz [224 páginas, Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868]. Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.

Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por essa situação podem apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade.

2. O que não é?

Discussões ou brigas pontuais não são bullying. Para que seja bullying, é necessário que a agressão ocorra entre pares (colegas de classe ou de trabalho, por exemplo). Todo bullying é uma agressão, mas nem toda a agressão é classificada como bullying.

Para Telma Vinha, doutora em Psicologia Educacional e professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp),  a concordância do alvo com relação à ofensa pode intensificar o problema:  ”Quando o alvo supera o motivo da agressão, ele reage ou ignora, desmotivando a ação do autor”, explica a especialista.

3. Existe uma lei brasileira que caracterize o bullying?

Sim, a Lei nº 13185, de 6 de novembro de 2015 , que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) em todo o território nacional e diz que: “Considera-se bullying todo ato de violência física ou psicológica, intencional e repetitivo que ocorre sem motivação evidente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais

pessoas, com o objetivo de intimidá-la ou agredi-la, causando dor e angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas. ” (Art. 1º § 1º).

A lei caracteriza o bullying das seguintes formas:

I – ataques físicos;

II – insultos pessoais;

III – comentários sistemáticos e apelidos pejorativos;

IV – ameaças por quaisquer meios;

V – grafites depreciativos;

VI – expressões preconceituosas;

VII – isolamento social consciente e premeditado;

VIII – pilhérias*.
(Art. 2º)

*piada ofensiva, zombaria.

Para você, o bullying é um fenômeno recente? No seu tempo de escola, as coisas não aconteciam dessa maneira? Amanhã vamos saber mais sobre isso, não perca!

______________________________________________________________________________________________________________________________________

Fontes: Associação Nova Escola e cartilha “Bullying. Parece brincadeira. Mas não é.”, produzida pelo Núcleo de Educação para a Paz do Colégio Loyola.

Ampliando espaços para a comunidade escolar

  • jun 24, 2026
  • Aprovados, Conquistas, Ensino Médio

Terceirão 2025 conquista 145 aprovações em universidades do Brasil e do exterior

Resultados incluem colocações de destaque em instituições de referência, aprovações em cursos de alta concorrência e ingresso em universidades internacionais
  • jun 23, 2026
  • Acontece, Cidadania Global

Loyola fortalece conexões com universidades, redes educacionais e instituições culturais no Brasil e no exterior

Participações em eventos acadêmicos, encontros internacionais e iniciativas culturais ampliam o diálogo institucional e reforçam a presença do colégio em diferentes espaços de formação, pesquisa e produção de conhecimento.
  • jun 23, 2026
  • Loyola na Mídia

Conviver não é tolerar. É agir

Artigo publicado na nossa coluna do portal Estado de Minas.
  • jun 23, 2026
  • Acontece

Equipe diretiva do Loyola participa da Bett Brasil 2026

De cinco a 8 de maio, o time esteve presente em debates relevantes na maior evento de inovação para a educação da América Latina
  • jun 22, 2026
  • Acontece

Arraiá do Padre Inácio reúne cerca de 5,8 mil pessoas em celebração marcada por solidariedade e sustentabilidade

Tradicional festa junina do Colégio Loyola promoveu integração da comunidade educativa com ações inspiradas no tema “Casa de alegria e comunhão”
  • jun 15, 2026
  • Admissão, Conquistas

Processo de Admissão 2027 conta com modalidade exclusiva para estudantes medalhistas em olimpíadas do conhecimento

Nova modalidade de ingresso valoriza trajetórias de excelência acadêmica em competições do conhecimento
  • jun 10, 2026
  • Acontece

Inscrições abertas para a Colônia de Férias

De 13 a 17 de julho, de 13h às 18h
  • jun 10, 2026
  • Acontece, Ensino Fundamental, Infantil

Muito além das letras: como a família pode fortalecer a alfabetização 

Artigo publicado na nossa coluna do portal Estado de Minas.
  • jun 10, 2026
  • Acontece, Cuidado com o outro, Espiritualidade Inaciana

Amor que Aquece

Doe moletons, jaquetas, agasalhos adultos e infantojuvenis, mantas e cobertores.
  • maio 29, 2026
  • Cuidado com o outro, Acontece

Semana Faça Bonito! é realizada com atividades voltadas à cultura do cuidado

Campanha realizada em todo o país em defesa dos direitos de crianças e adolescentes carregar o lema “Florescer Vida Digna!”

Inscreva-se e receba nossas novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar notícias, eventos, projetos e tudo o que acontece na comunidade escolar.
Institucional
  • O Colégio
  • Equipe Diretiva
  • Nossa História
  • Pedagogia Inaciana
  • Arte e Cultura
  • Sustentabilidade
  • Esporte
  • Infraestrutura
  • Documentos Institucionais
  • Política de Privacidade
Acadêmico
  • Projeto Pedagógico
  • Projetos Especiais
  • Hub de Aprendizagem
  • Espaço Francisco
Formação Cristã
  • Formação Cristã
Nossas Redes
Institucional
  • Tempo Magis
  • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
Acesso Rápido
  • Admissão
  • Contato
  • Notícias
Voltar ao topo

O Colégio Loyola é mantido pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.

Av. do Contorno, 7919 – Cidade Jardim, Belo Horizonte – MG, 30110-051     |  (31) 2102-7000

© 2026 Colégio Loyola. Todos os direitos reservados.

Criação de Sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital

Novos alunos
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Nossas Redes