Abertura do JESEDU 21
Na manhã de ontem, às 10h, aconteceu a abertura do II Colóquio Internacional de Educação Jesuíta – JESEDU 21. Na ocasião, alguns integrantes da RJE participaram compartilhando orações e expectativas para os colégios que fazem parte da rede, com base nos eixos que serão abordados no evento.
Neste ano, o Colóquio tem como tema “A Rede Global de Colégios Jesuítas: Discernindo para um Futuro cheio de esperança”, fundamentado pelos quatro eixos: Educando para a Fé, Educando para a Profundidade, Educando para a Reconciliação e Educando para a Cidadania Global. Privilegiando estudo e reflexão, os temas vinculados às intencionalidades educativas propõem um exercício de (re)encontro com Deus, conosco mesmo, com o outro e com o planeta.
Os eixos trabalhados se relacionam com a missão do Colégio Loyola de “promover educação de excelência, inspirada nos valores cristãos e inacianos, contribuindo para a formação de cidadãos competentes, conscientes, compassivos, criativos e comprometidos.” Além disso, vai ao encontro do comprometimento das escolas jesuítas com a cidadania global por meio do engajamento em pautas que alcançam toda a humanidade e permitem intercambialidade de informações entre pessoas do mundo todo.
Devido à pandemia do coronavírus, o evento que começou em 28 de junho e vai até dia 02 de julho acontece inteiramente on-line com sessões síncronas e assíncronas. Ele substitui o Colóquio programado para 2020, que foi cancelado também por conta da pandemia e dá continuidade ao primeiro, realizado em 2012.
É organizado pela Comissão Internacional sobre o Apostolado da Educação Jesuíta (ICAJE), pela Conferência Jesuíta da Ásia-Pacífico (JCAP) com o Comitê Diretivo baseado nas Filipinas e com o apoio do Secretariado para a Educação da Companhia de Jesus e Educate Magis.