Reflexão sobre autoconhecimento
Conhecer a si mesmo e o outro faz parte do processo de desenvolvimento de um cidadão global. A partir do pilar socioemocional, as crianças são capazes de ampliar a visão para o próximo e para o mundo, como está presente no Projeto Educativo Comum.
A Professora de inglês, Sabrina Melo desenvolveu duas atividades com as turmas do 3º Ano. ‘The Best Part of Me’ (A Melhor Parte de Mim) tem o objetivo de fazer com que as crianças comecem a compreender quem elas são. “É um projeto em que os estudantes refletem sobre qual parte do corpo eles gostam e como essa diferença constrói a diversidade da comunidade em sala de aula,” afirma Sabrina.
O estudante Eduardo Nunes, participou da atividade e achou excelente: “Eu gostei desse trabalho porque é como se cada um tivesse a sua parte da vida que mais gosta. Trabalhamos a individualidade de cada colega,” conta Eduardo.
‘The Big Umbrella’ (O Grande Guarda-Chuva) envolveu a escuta de histórias lúdicas e debates sobre o assunto. “A ‘umbrella’ representa todos, nossa sala e nosso colégio. Acolhe as diferenças e individualidades de cada um”, explica Sabrina.
Marina Magalhães, estudante do 3º Ano, conta como foi a experiência. “Muito legal porque desenhamos nós como somos. Através do desenho, as pessoas conseguem nos ver de verdade. Todos nós cabemos debaixo da umbrela.”
Os desenhos finais foram expostos nas salas de aula. Para assistir à atividade, clique aqui.