Avaliações Diagnósticas
Colégio Loyola prepara atividades diagnósticas para estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio.
Além das iniciativas para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade educativa, o Colégio Loyola tem buscado indicadores que inspirem e orientem as ações pedagógicas durante o período de atividades remotas. Nesse contexto, a escola realiza, a partir deste fim de semana, avaliações diagnósticas para entender melhor a caminhada de aprendizado dos estudantes.
“A avaliação ou atividade diagnóstica não é mais uma novidade na escola. Já se foi o tempo em que as avaliações nas escolas eram constituídas apenas por “provas”, que geravam muito mais um resultado quantitativo do que qualitativo. Isto, por vezes, dificultava a identificação das dificuldades e necessidades dos alunos. Para se ter um resultado mais amplo e analítico e identificar as causas das dificuldades dos estudantes, o Colégio Loyola utiliza a avaliação diagnóstica. Com essa atividade, podemos ir até o nível mais profundo de se avaliar o método de ensino, as competências e habilidades desenvolvidas”, explica o Diretor Acadêmico Carlos Freitas.
Devido ao contexto atual, no qual o ensino está acontecendo de forma remota, a utilização desse instrumento de averiguação se torna mais importante ainda. “Primeiro, porque necessitamos diagnosticar os ganhos (sim, houve ganhos com essa modalidade de ensino) e as perdas com o modelo remoto. Segundo, porque precisamos avaliar quantitativamente a aprendizagem com esse ensino. Terceiro, para que possamos planejar o retorno às atividades presenciais quando os órgãos estatais competentes nos autorizarem a tal procedimento”, destaca o Diretor Acadêmico.
As atividades foram divididas de acordo com os anos e as séries dos estudantes e serão aplicadas em duas etapas, no período de 13 a 25 de setembro, conforme cronograma enviado às famílias, por e-mail.
Para o Ensino Fundamental, as dinâmicas serão organizadas a partir da grade curricular, do ensino e do tempo de assimilação das séries. Para o Ensino Médio, a primeira atividade será um Simulado ENEM. A partir dos resultados, que não contam como nota, o Colégio poderá mapear, monitorar e replanejar suas ações com as atividades em andamento.
Neste momento, adiantar-se e já realizar estudos para adaptação e reestruturação dos conteúdos que merecem mais atenção é fundamental para que o Colégio mantenha sua excelência acadêmica. A Atividade Diagnóstica vai subsidiar o trabalho de gestores e professores na reorganização de planejamentos curriculares de ensino e outras estratégias.
O Diretor Acadêmico, Carlos Freitas, considera que o interesse em relação aos ganhos do ensino remoto pertencem a toda a comunidade escolar do nosso Colégio Loyola. Nesse sentido, ele convida todos vocês, estudante, mãe, pai, educador e educadora, a se envolverem efetivamente na condução dessa importante atividade da nossa (nova) vida escolar.