Logo Loyola
Alunos 31/03/2017
Cerimônia de posse

Cerimônia de posse

Representantes de turma de 2017 iniciam vivência do exercício da cidadania participativa, da liderança e da ética
_____

No Brasil, o voto é permitido a partir dos 16 anos, mas o aprendizado sobre o exercício da democracia, da cidadania e da liderança pode começar bem mais cedo, beneficiando as gerações futuras. É assim no Colégio Loyola. Os recém-eleitos representantes das turmas do 2º Ano EF à 3ª Série EM tomaram posse nesta sexta-feira (31/03). Ao longo dessa experiência, poderão desenvolver habilidades como perceber a necessidade do outro, falar em público, pensar de forma coletiva, tomar decisões e resolver conflitos, além de se conhecer melhor e lidar com os próprios limites.

Clique aqui para ver as fotos!

A valorização do processo de eleição e do trabalho do representante de turma envolve dinâmicas que promovem o diálogo, a troca de ideias, a reflexão, o espírito crítico, a tomada de decisão democrática e a construção de consensos, aspectos fundamentais da vivência da cidadania participativa. Os alunos que vão desempenhar o papel de elo entre as instâncias escolares e os colegas de sala, de forma ética e responsável, têm a oportunidade de vivenciar situações que serão importantes para suas posturas como cidadão e profissional no futuro.

Lembrando a frase “entramos para aprender, saímos para servir”, o diretor geral do Colégio, Juliano Oliveira, destacou a importância da atuação dos representantes na promoção do diálogo, da escuta e da harmonia no ambiente escolar, além de ressaltar que exercer essa função é prestar um serviço à comunidade educativa.

Posts relacionados