Ciclo de Debates Multilíngues
Durante o mês de maio, os professores de línguas estrangeiras do Ensino Médio Rodrigo Morato e César Damião trabalharam com a 1ª e 2ª Séries o Ciclo de Debates Multilíngues. A atividade fez parte do Itinerário Formativo de Cidadania Global, que acontece em português, inglês e espanhol.
O objetivo do projeto consiste no desenvolvimento das habilidades discursivas dos estudantes a partir da defesa de pontos de vista diferentes sobre problemas sociais e ambientais encontrados ao redor do mundo e da construção do pensamento crítico que proporciona a elaboração de soluções para eles. “Problematizar e refletir sobre problemas sociais faz parte da Pedagogia Inaciana. Quando pedimos para que os estudantes debatam alguns problemas mundiais, estamos formando cidadãos globais capazes de tornar o mundo um pouco melhor”, frisou Rodrigo Morato, professor de Inglês.
A realização do trabalho contou com a organização das turmas em grupos para as rodadas de debate realizadas simultaneamente nos três idiomas desenvolvidos no Colégio: português, inglês e espanhol. Durante as aulas, os estudantes foram preparados para os debates que aconteceram como continuação à proposta de formação de cidadãos que agem no e pelo mundo. Especificamente para a 1ª Série, as discussões também foram um aquecimento para a leitura do livro “To Kill Mockingbird”, que acontecerá durante a 2ª etapa letiva.
Engajados e satisfeitos com a iniciativa, os estudantes chegaram a perguntar aos professores sobre a possibilidade de realização o quanto antes de outra rodada de debates como essa. “Foi muito interessante porque tivemos a oportunidade de sair de sala de aula para tratar de temas que normalmente não pensamos no dia a dia dentro da escola. A gente conseguiu expor nossas opiniões e debater com nossos colegas as deles, para poder formar uma conclusão geral com o que concordamos ou discordamos”, afirmou Izabela Loiola, estudante da 2ª Série EM.
Maria Teodoro, também da 2ª Série, concordou com a colega e contou à Comunicação do Colégio as suas impressões em um dos idiomas estrangeiros utilizados na atividade. “Creo que fueron asuntos muy polémicos que han traído interacción, una euforia entre los alumnos y que generó un senso político en todos de la clase. Entonces, fue una actividad muy rica en experiencias y todo eso “, completou a estudante.