Comissão Permanente do Cuidado
Faz parte do cerne dos colégios jesuítas o comprometimento com a criação de um ambiente seguro e sadio para todos. O Loyola ofereceu um evento de implementação das diretrizes elaboradas pela Província do Brasil da Companhia de Jesus, por meio da Fundação Fé e Alegria (FyA) e da Rede Jesuíta de Educação Básica (RJE), e descritas na Política Interna de Proteção aos Direitos da Criança e do Adolescente, lançada em 2020.
Complementando o trabalho proposto pelo documento e atualizando as respostas aos desafios apostólicos atuais, também foi criada uma Comissão Permanente do Cuidado, responsável, agora, pela manutenção das noções compartilhadas pela RJE. Essa comissão liderou o encontro que tratou de promover a proteção da integridade discente, salvaguardando os direitos de crianças e adolescentes e atentando e coibindo qualquer forma de abuso.
Inicialmente, houve um momento voltado para espiritualidade e conexão com a relevância do cuidado com o outro por meio de um vídeo que revelava esse aspecto. Depois, legislações e normas constituintes que protegem crianças e adolescentes foram apresentadas para embasar o papel dos colaboradores não só na entrega do trabalho como na perpetuação do cuidado. Por fim, os protocolos de interação entre educadores e estudantes e as dúvidas sobre o documento foram explicadas.
O orientador de aprendizagem, Pe. Eduardo, guiou o dia de cuidados. “Quando os colaboradores participam de eventos como este, fico imaginado o que passa na cabeça deles, vieram aqui exercer a sua profissão e percebem que estão em uma comunidade que tem uma missão de cuidar das pessoas, porque, muito além do serviço, cuidamos. É uma alegria poder falar sobre cuidado, de carinho, de velar sobre o que vem do amor, pois, quando a gente ama, é claro que a gente cuida”, ressalta.
O cuidado que o Loyola nutre pelos estudantes também faz com que os próprios colaboradores sintam maior identificação com o Colégio e orgulho de ser parte da equipe. “Foi um encontro muito importante, que abordou os temas de forma clara, e me senti abraçado, fazendo parte da Instituição”, afirma o estagiário Ricardo Andrade.
A Comissão Permanente do Cuidado surgiu do compromisso de criar um ambiente seguro e sadio para todos e de atualizar as respostas aos desafios apostólicos atuais.
Sinta como foi este especial momento, clique aqui.