Engenheiro Junior
A matemática na vida real: esse é o projeto Engenheiro Junior, desenvolvido pelos professores Leo Martins e Rita Carvalho e o com os estudantes do 7º Ano EF.
O objetivo da atividade é trabalhar os conteúdos da Matemática, como área, perímetro, volume e orçamento, na prática. O projeto foi dividido em fases: na primeira, os estudantes aprenderam conceitos em sala de aula; na segunda, foi a vez de colocar a mão na massa.
Os estudantes visitaram os novos espaços de aprendizagem que estão sendo construídos no Colégio Loyola para medir uma das salas de aula e propor intervenções. Para Rita, é um momento de viver a vida real: “Nós estamos num canteiro de obra dentro da própria escola. A ideia de visitá-lo é entender como a vida real funciona, e os alunos puderam conversar e tirar dúvidas com os profissionais presentes no espaço”. A estudante Stela Reis achou a atividade muito boa: “Foi muito divertido ter uma aula assim, na qual trabalhamos com várias coisas. É bom sair da sala e viver na prática o que aprendemos”.
Na terceira fase do projeto, os grupos vão realizar um orçamento visando a sala ideia para a aprendizagem. “Os alunos criarão uma empresa, darão um nome, depois farão pesquisa do preço dos materiais para a sala dos sonhos”, afirma Rita.
A aprendizagem vai além da sala de aula, e o adolescente André Abreu conta que gostou muito da experiência: “Aprendemos muito tirando as medidas da sala que está sendo construída. Enquanto a gente aprende, a gente se diverte também”.
Atividades que abordam metodologias ativas são importantes na formação de cidadãos globais.
Clique aqui e veja mais.