Estrelas a serem descobertas
Vem aí a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Alunos dos ensinos Fundamental e Médio podem participar
_____
Uma equipe internacional de astrônomos descobriu um novo sistema planetário, com sete corpos celestes de tamanho semelhante ao da Terra e condições favoráveis para água em estado líquido, requisito essencial para a vida. No anúncio realizado nessa quarta-feira (22/02), a NASA explicou que o sistema orbita em torno da Trappist-1, uma estrela anã e fria, e está a quase 40 anos luz de nós. Esse é o sistema com o maior número de planetas tão grandes quanto a Terra já descoberto, bem como aquele que tem o maior número de mundos que podem ter água líquida. Uma descoberta como essa só foi possível com o trabalho conjunto de uma equipe de cientistas distribuída em vários países.
Se, para você, essa ideia parece fascinante, chegou a oportunidade de se inscrever na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) 2017. Podem participar alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio. Em 2016, o Colégio Loyola participou com 30 alunos, que alcançaram cinco medalhas, sendo X de ouro, X de prata e X de bronze.
Para participar, procure a coordenação da sua série a partir do dia 15 de março. As provas da OBA serão realizadas no dia 19 de maio, em local e horário que serão divulgados pelas coordenações de série. Para quem já quiser praticar os conhecimentos em astronomia e astronáutica, há diversos simulados disponíveis no site oficial, de acordo com os níveis definidos pelo regulamento da competição.