Ir para o conteúdo
https://jesuitasbrasil.org.br/
Magis Rede Jesuíta de Educação Superior FLACSI
Colégio Loyola Rede Jesuíta de Educação
  • Quem Somos
    O ColégioEquipe DiretivaNossa HistóriaPedagogia InacianaArte e Cultura
    SustentabilidadeEsportesInfraestruturaDocumentos Institucionais

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Acadêmico
    Projeto PedagógicoProjetos Especiais
    Hub de AprendizagemEspaço Francisco

    Últimas notícias

    Fique por dentro dos acontecimentos, conquistas e eventos do Colégio Loyola.

    Ver novidades
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    Tempo MagisEscola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Novos Alunos
  • Voltar
  • Cultura e arte, Passo das Artes

Exposição Tropicália – 50 anos

Instalações sonoras e visuais formam mostra inédita no Loyola sobre o movimento cultural.
  • Por Loyola
  • 09 junho 2017

Introdução:

Compartilhe

Instalações sonoras e visuais formam mostra inédita no Colégio Loyola sobre os principais acontecimentos do movimento cultural
_____

Domingo é o fino-da-bossa

Segunda-feira está na fossa

Terça-feira vai à roça

Porém…*

*Tropicália, canção de Caetano Veloso lançada em 1968

…Na Semana da Cultura, Arte e Literatura & Feira do Livro 2017 do Colégio Loyola, a segunda-feira (26/6) marca a abertura da exposição Tropicália – 50 anos. Com uma abordagem abrangente, contextualizando origens, trajetórias e desdobramentos, a mostra é um recorte de alguns dos principais acontecimentos que perpassaram a música, as artes visuais, o teatro e o cinema da época.

Inspirada pela atuação dos tropicalistas, que não seguiam padrões ou regras, a exposição foi organizada por meio de instalações sonoras e visuais dispostas de maneira fragmentada e não linear, ultrapassando a didática formal. A intenção é apresentar elementos que provoquem o espectador e o convidem a optar, durante o percurso, por seguir caminhos conduzidos pelas canções que marcaram o período e a leitura de imagens e textos.

A assessora referência de Artes do Colégio Loyola e curadora da mostra, Amanda Lopes, explica que não existe a pretensão de esgotar o tema, e sim de enriquecer as discussões sobre esse importante movimento cultural que, até hoje, influencia as produções artísticas brasileiras.

A exposição estará aberta ao público das 8h do dia 26/6 às 18h do dia 12/07. A visitação pode ser feita gratuitamente de segunda a sexta, das 8h às 9h30, das 10h30 às 12h, das 14h às 15h30 e das 16h30 às 18h.

Para entrar no clima, montamos para você a playlist Tropicália – 50 anos. Clicando no link de cada setor, você abre a lista de canções (áudio e letra) que vai guiar, completar e ampliar a experiência multissensorial oferecida pela mostra. Se preferir ouvir todas as músicas em sequência, acesse a playlist no Spotify.

Setor 1 – Gilberto Gil
TRÊS CARAVELAS (LAS TRES CARABELAS)
Composição: Augusto Algueró Jr. e Santiago Guardia Moreu, 1955
Versão: João de Barro, 1968
Voz: Caetano Veloso e Gilberto Gil

HINO DO SENHOR DO BONFIM
Composição: Arthur de Salles e João Antônio Wanderley, 1923
Voz: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Os Mutantes

MISERERE NOBIS
Composição: Gilberto Gil e Capinan, 1968
Voz: Gilberto Gil

GELÉIA GERAL
Composição: Gilberto Gil e Torquato Neto, 1968
Voz: Gilberto Gil

Setor 2 – Hélio Oiticica
TROPICÁLIA
Caetano Veloso, 1968

Setor 3 – Panis et Circenses
PANIS ET CIRCENSES
Composição: Gilberto Gil e Caetano Veloso, 1968
Voz: Os Mutantes

PARQUE INDUSTRIAL
Composição: Tom Zé, 1968
Voz: Tom Zé e Os Mutantes

DOMINGO NO PARQUE
Composição: Gilberto Gil, 1967
Voz: Gilberto Gil e Os Mutantes

BATMAKUMBA
Composição: Gilberto Gil e Caetano Veloso, 1968
Voz: Os Mutantes e Gilberto Gil

Setor 4 – Yes, nós temos bananas
YES, NÓS TEMOS BANANAS
Compositor: Braguinha e Alberto Ribeiro, 1937
Voz: Ney Matogrosso

CHICLETE COM BANANA
Composição: Gordurinha e Almira Castilho, 1958
Voz: Gilberto Gil e Marjore Estiano

CHICA CHICA BOOM CHIC
Composição: Harry Warren e Mack Gordon, 1941
Voz: Carmen Miranda

Setor 5 – Lindonéia
LINDONÉIA
Composição: Gilberto Gil e Caetano Veloso, 1968
Voz: Nara Leão

DIVINO MARAVILHOSO
Composição: Caetano Veloso e Gilberto Gil, 1968
Voz: Gal Costa

BABY
Composição: Caetano Veloso, 1968
Voz: Gal Costa

Setor 6 – Caetano Veloso
ALEGRIA, ALEGRIA
Caetano Veloso, 1967

ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM
Caetano Veloso, 1968

É PROIBIDO PROIBIR
Caetano Veloso, 1968

ELES
Caetano Veloso, 1968

Saiba mais sobre o movimento
Em 1967, o Brasil presenciou o início de um fenômeno cultural de grande importância para as artes em geral. A Tropicália, que, no meio musical, ficou marcada na figura de Caetano Veloso e Gilberto Gil, também teve adeptos no teatro, no cinema e nas artes visuais. O movimento constituiu-se de maneira espontânea, quando Caetano percebeu que, no teatro do Grupo Oficina, no cinema de Glauber Rocha e na arte de Hélio Oiticica havia algo em comum: a livre experimentação estética sem censura em busca de uma representação da cultura brasileira. A ordem era a contracultura em pleno regime da ditadura militar. Surgia a Tropicália.

Mas, para compreender o que foi a Tropicália, não basta analisar o contexto dos anos 67 e 68, período em que se deu o movimento. As raízes do pensamento tropicalista estão no Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade, redigido em 1928. A ideia de uma arte brasileira formada pela “devoração” cultural de elementos populares e eruditos – a cultura indígena e africana e a do imigrante europeu – que norteou a arte moderna do início do século XX era retomada no final dos anos 60. Porém, com um caráter mais crítico, carregado de metáfora e ironia.

Não se pode afirmar que todo o pensamento tropicalista se esgotou por completo. As linguagens artísticas ficaram marcadas por suas experiências, influenciando as produções das décadas seguintes. Nas artes visuais contemporâneas, por exemplo, Beatriz Milhazes traduz a brasilidade em suas pinturas abstratas, com colagens de elementos em cores vibrantes, inspirados no carnaval.

Semana da Cultura, Arte e Literatura & Feira do Livro 2017
A abertura da exposição Tropicália – 50 anos é uma das atividades da Semana da Cultura, Arte e Literatura & Feira do Livro 2017, que reúne, entre os dias 26 de junho e 1º de julho, uma série de atividades produzidas pelos alunos e pela equipe do Colégio Loyola, tendo como principal inspiração o movimento tropicalista. A edição 2017 também vai fazer uma homenagem aos 50 anos de carreira da escritora paulista Ruth Rocha e inclui, em sua programação, apresentações, mostras e instalações vinculadas aos Projetos de Série. Aguarde a programação completa.

Ampliando espaços para a comunidade escolar

  • jun 24, 2026
  • Aprovados, Conquistas, Ensino Médio

Terceirão 2025 conquista 145 aprovações em universidades do Brasil e do exterior

Resultados incluem colocações de destaque em instituições de referência, aprovações em cursos de alta concorrência e ingresso em universidades internacionais
  • jun 23, 2026
  • Acontece, Cidadania Global

Loyola fortalece conexões com universidades, redes educacionais e instituições culturais no Brasil e no exterior

Participações em eventos acadêmicos, encontros internacionais e iniciativas culturais ampliam o diálogo institucional e reforçam a presença do colégio em diferentes espaços de formação, pesquisa e produção de conhecimento.
  • jun 23, 2026
  • Loyola na Mídia

Conviver não é tolerar. É agir

Artigo publicado na nossa coluna do portal Estado de Minas.
  • jun 23, 2026
  • Acontece

Equipe diretiva do Loyola participa da Bett Brasil 2026

De cinco a 8 de maio, o time esteve presente em debates relevantes na maior evento de inovação para a educação da América Latina
  • jun 22, 2026
  • Acontece

Arraiá do Padre Inácio reúne cerca de 5,8 mil pessoas em celebração marcada por solidariedade e sustentabilidade

Tradicional festa junina do Colégio Loyola promoveu integração da comunidade educativa com ações inspiradas no tema “Casa de alegria e comunhão”
  • jun 15, 2026
  • Admissão, Conquistas

Processo de Admissão 2027 conta com modalidade exclusiva para estudantes medalhistas em olimpíadas do conhecimento

Nova modalidade de ingresso valoriza trajetórias de excelência acadêmica em competições do conhecimento
  • jun 10, 2026
  • Acontece

Inscrições abertas para a Colônia de Férias

De 13 a 17 de julho, de 13h às 18h
  • jun 10, 2026
  • Acontece, Ensino Fundamental, Infantil

Muito além das letras: como a família pode fortalecer a alfabetização 

Artigo publicado na nossa coluna do portal Estado de Minas.
  • jun 10, 2026
  • Acontece, Cuidado com o outro, Espiritualidade Inaciana

Amor que Aquece

Doe moletons, jaquetas, agasalhos adultos e infantojuvenis, mantas e cobertores.
  • maio 29, 2026
  • Cuidado com o outro, Acontece

Semana Faça Bonito! é realizada com atividades voltadas à cultura do cuidado

Campanha realizada em todo o país em defesa dos direitos de crianças e adolescentes carregar o lema “Florescer Vida Digna!”

Inscreva-se e receba nossas novidades

Cadastre seu e-mail para acompanhar notícias, eventos, projetos e tudo o que acontece na comunidade escolar.
Institucional
  • O Colégio
  • Equipe Diretiva
  • Nossa História
  • Pedagogia Inaciana
  • Arte e Cultura
  • Sustentabilidade
  • Esporte
  • Infraestrutura
  • Documentos Institucionais
  • Política de Privacidade
Acadêmico
  • Projeto Pedagógico
  • Projetos Especiais
  • Hub de Aprendizagem
  • Espaço Francisco
Formação Cristã
  • Formação Cristã
Nossas Redes
Institucional
  • Tempo Magis
  • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
Acesso Rápido
  • Admissão
  • Contato
  • Notícias
Voltar ao topo

O Colégio Loyola é mantido pela Associação Nóbrega de Educação e Assistência Social (ANEAS), instituição de direito privado sem fins lucrativos, filantrópica, de natureza educativa, cultural, assistencial e beneficente, certificada como Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), nas áreas de educação e assistência social. Na área de educação, desenvolve o Programa de Inclusão Educacional e Acadêmica (PIEA), oferecendo bolsas de estudo e benefícios complementares, para os níveis de educação básica, garantindo o acesso, permanência e a aprendizagem. Na área de assistência social desenvolve serviços, programas e projetos nas categorias de atendimento, assessoramento, defesa e garantia de direitos, de acordo com o Art. 3º da Lei Orgânica de Assistência Social. A ANEAS atua em conformidade à legislação vigente por meio da Lei Complementar nº 187 de 16 de dezembro de 2021.

Clique aqui e saiba mais sobre a importância da filantropia (imunidade tributária) para o país.

Av. do Contorno, 7919 – Cidade Jardim, Belo Horizonte – MG, 30110-051     |  (31) 2102-7000

© 2026 Colégio Loyola. Todos os direitos reservados.

Criação de Sites pela Agência de Marketing Digital Orgânica Digital

Novos alunos
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
  • Quem Somos
    • O Colégio
    • Equipe Diretiva
    • Nossa História
    • Pedagogia Inaciana
    • Arte e Cultura
    • Sustentabilidade
    • Esportes
    • Infraestrutura
    • Documentos Institucionais
  • Acadêmico
    • Projeto Pedagógico
    • Projetos Especiais
    • Hub de Aprendizagem
    • Espaço Francisco
  • Formação Cristã
  • Tempo Estendido
    • Tempo Magis
    • Escola de Esporte, Cultura e Lazer
  • Notícias
  • Contato
Nossas Redes