Logo Loyola
Alunos 03/06/2016
Formação integradora

Formação integradora

DDF concilia autoconhecimento, interação e reflexão
_____

“Eu aprendi que, ao longo dos anos, tudo vai mudando. Às vezes, as coisas ficam mais difíceis, mas a gente dá conta”. A frase, que revela amadurecimento, é de Matheus Meirelles, de apenas 9 anos, aluno do 4º Ano B. A reflexão veio depois do Dia de Formação (DDF), na última segunda-feira, 30/5, programa que integra a proposta curricular humanista de formação integradora trazida pelo Colégio Loyola.

Veja mais fotos do DDF do 4º Ano B

A programação do DDF é definida em torno de três conceitos: autoconhecimento, convivência e transcendência. De acordo com o coordenador de Formação Humana e Cristã, Agripa Mairink, o eixo temático é diferenciado por Ano/Série e faixa etária. As dinâmicas são sempre acompanhadas pela coordenação de série e pela equipe da Formação Cristã, que trabalham juntos para definir o roteiro de acordo com o contexto dos alunos. Cada turma participa de uma edição por semestre, com vivências interativas, oficinas e oportunidades para reflexão individual, além de momentos de lazer na piscina e nas quadras de Vila Fátima.

As atividades propostas favorecem a construção e apropriação de conceitos que contribuem para a formação de convicções pessoais críticas e autênticas. “Sem exposições teóricas e com metodologia ativa, as experiências do DDF encontram ressonância no dia a dia de cada um, tanto no Colégio quanto fora dele; e também ficam na memória afetiva dos participantes”, pontua Mairink.

Do misto-quente no café da manhã ao bolo de chocolate no lanche, passando pelas práticas de acolhida e convivência, o Dia de Formação pode ser dividido entre antes e depois: na véspera, muita expectativa; no dia seguinte, lembranças que ficam no imaginário dos participantes ao longo de toda a trajetória no Loyola.

Posts relacionados