MILL
1ª Mostra de Ilustrações Literárias do Loyola revela processo de criação dos ilustradores. Exposição é gratuita e aberta ao público.
_____
Se a grande magia do livro é projetar a história para além de suas páginas e, se muitos livros não são compostos apenas por textos, a ilustração seria uma forma de materializar características da narrativa que as palavras não dão conta?
Com sua sensibilidade apurada, o ilustrador torna visível, à sua maneira, todo um universo imaginário a partir das pistas sugeridas pelo autor. É assim o trabalho de Anna Göbel, Mariângela Haddad e Walter Lara.
Saiba mais sobre eles:
Anna Göbel
Mariângela Haddad
Walter Lara
Mesmo com estilos bem distintos, o objetivo dos três ilustradores é o mesmo: seduzir o leitor a se conectar com o livro. E isso eles conseguem fazer muito bem, como apresenta a 1ª Mostra de Ilustrações Literárias do Loyola – MILL. Desenhos, pinturas e gravuras originais preenchem o Passinho das Artes e a Sala Portinari, revelando o processo de criação desses artistas antes da impressão gráfica do livro.
A exposição integra a Semana de Cultura, Arte e Literatura do Loyola e pode ser vista até 13 de julho. Confira aqui o texto sobre a mostra nas palavras da professora Amanda Lopes.
Horários de visitação: 8h-10h / 11h-12h / 14h-16h / 17h-18h (de segunda a sexta-feira)
Para entrar no clima da MILL e da Semana da Cultura, assista ao vídeo em que Anna Göbel mostra como foi produzida a obra O Maluco do Céu e também seu trabalho de resgate de ferramentas simples, a exemplo do retroprojetor, para dialogar com o público em espaços abertos e oferecer uma verdadeira “pista de decolagem” para a imaginação: