O Colégio Loyola está em celebração!
Dia 25 de março é a solenidade da anunciação do Senhor. Nove meses antes do Natal, o anjo de Deus vem a Nazaré convidar Maria para ser mãe do Filho de Deus. Essa data é para nós, do Loyola, também uma data especial, pois celebramos a memória de fundação do Colégio. Hoje, então, é dia de agradecer por tantos dons recebidos e ofertados na história do Loyola através de seus estudantes, famílias e colaboradores.
São 78 anos contribuindo para a comunidade belo-horizontina com ensino de excelência pautado na pedagogia inaciana. Nosso colégio é fruto de uma construção coletiva, desde os jesuítas, e as poucas famílias que acreditaram naquele então novo colégio, na década de 1940, até todos nós que aqui hoje estamos, alguns milhares, que fazemos a vida desta escola diariamente, que aprendemos e ensinamos, buscando o Magis para nós e para nosso próximo.
Neste ano, devido à atual situação que o mundo vem atravessando, nossas celebrações acontecerão no meio digital, mas sempre em sintonia com a Comunidade Educativa, com o objetivo de contribuir para a formação de cidadãos competentes, compassivos, comprometidos, criativos e conscientes. Estamos afastados presencialmente, mas nossos laços de afinidade e pertencimento a esta casa, a mesma de Santo Inácio Loyola, mantêm-se firmes e confiantes na alegria do reencontro.
Atento aos novos tempos, o Colégio vem inovando, ao longo destes anos, com melhorias e qualificações em sua proposta pedagógica, nas metodologias de ensino e nos recursos tecnológicos. Um grande investimento estrutural nos espaços físicos de nosso Colégio pode ser percebido, de modo que os alunos possam, ao regressar às atividades presenciais, ter a seu favor toda estrutura necessária para seu aprendizado.
As adequações pedagógicas para o ensino remoto tiveram atenção especial, em razão do contexto em que estamos inseridos. O nível de exigência de nossa aprendizagem, de inovação tecnológica e do desenvolvimento na formação humana e cristã contribui para que nossos educadores estejam preparados para que a excelência da educação jesuíta se perpetue por décadas.
Alinhado e contribuindo com a razão pela qual a Companhia de Jesus se compromete a continuar seu apostolado educativo, os colégios seguem como espaços de aprendizagem privilegiados para cumprir a missão de reconciliação e justiça. Essa missão nos leva a olhar e agir, no tempo presente, com compaixão comprometida. Este momento, com mais de 300 mil mortes de brasileiros e brasileiras, pede de cada um de nós um cuidado ainda maior com a nossa vida e a de nossos irmãos e irmãs. Formar cidadãos globais nos impele a atuar em nossas realidades locais, em vista de um compromisso com a justiça socioambiental e com a reconciliação entre as pessoas. Por isso nossas práticas formativas desenvolvem aprendizagem integral nas dimensões cognitiva, socioemocional e espiritual/religiosa.
“Os colégios jesuítas desfrutam de uma grande rede que lhes permite estabelecer conexões, parcerias e relacionamentos em todo o mundo. Os colégios jesuítas têm consolidados segurança, confiança, conhecimento do contexto e presença institucional”. (Tradição Viva no Século XXI). Essa rede que conecta pessoas, saberes e sonhos é a mesma que une fé, prece e trabalho, parte central de nossa identidade e matéria-prima de nosso fazer pedagógico. Portanto, é tempo de ação de graças pelo bem que foi e vem sendo feito ao longo desses anos no Colégio Loyola.
Por fim, reiteramos nosso compromisso com a missão educativa e agradecemos aos nossos colaboradores, estudantes, pais e antigos alunos que contribuem no processo de aprendizagem com a excelência na formação integral e com a esperança de superar, mais uma vez, todos os desafios juntos. Seguimos confiantes em Deus, para que possamos sonhar e construir um futuro com novos tempos!
Dia 25/03, todos e todas se uniram em oração em ação de graças pelo Loyola e pelo momento atual, participando de nossa Oração das Vésperas. Caso não tenha participado, assista esse momento de oração na íntegra.
Que, por intercessão de Santo Inácio de Loyola e Maria Mãe Educadora, o Senhor nos conceda a lucidez necessária para seguirmos unidos nesta travessia, renovando a nossa esperança de sermos fortalecidos como pessoas e sociedade neste momento desafiador.
Loyola 78 anos. Inovando para você ser o seu melhor!
Padre Mário Sündermann, SJ | Diretor Geral