Plano de Melhoria “Restruturação Curricular” já está em andamento!
Os Planos de Melhoria do Sistema de Qualidade na Gestão Escolar (SQGE) já estão em andamento. Para promover a Reestruturação Curricular, a equipe do Plano de Melhoria 1 apresentou, durante reunião realizada no Espaço Kolvenbach, o primeiro resultado das reflexões e ações do projeto.
Os resultados deram origem a um glossário, com todos os conceitos considerados fundamentais para a elaboração do Mapa de Competências do Colégio Loyola. Entre os termos relacionados, está o conceito de aluno, por exemplo. Ele é o sujeito, o protagonista e o principal foco das aprendizagens propostas mediadas pelo professor e por tantas outras possibilidades de acesso ao conhecimento.
Na atividade, que foi dividida em três momentos: Sociointeracionista, Paradigma Pedagógico Inaciano e Currículo, os colaboradores foram desafiados em dinâmicas, nas quais eles precisaram entender e relacionar os conceitos do glossário com a educação brasileira. A partir disso, foram instigados a refletir sobre o que é preciso mudar, o que é possível melhorar e o que é indicado deixar para trás.
O glossário será disponibilizado no Moodle, até o dia 23/09, para interação da comunidade educativa. Os colaboradores podem contribuir para a construção do documento clicando aqui. A participação e o engajamento deles são indispensáveis.