Pré-seminário virtual JESEDU-Jogja2024
O II Seminário JESEDU-Jogja2024 é um evento global que convida todos os colaboradores envolvidos na educação jesuíta para o exercício contínuo do discernimento nos colégios da Rede Jesuíta de Educação (RJE). Esse encontro se destina a um grupo especializado de participantes que tratará da Identidade Católica/Jesuíta e da Formação Aprofundada da Fé em nossas escolas. O evento acontecerá no De Britto College, em Yogyakarta, Indonésia, entre os dias 24 e 28 de junho de 2024.
Buscando refletir sobre questões e desafios educacionais contemporâneos que serão discutidos no II Seminário JESEDU-Jogja2024, as lideranças das áreas Acadêmica, Administrativa e de Formação Cristã do Colégio Loyola participaram, no último sábado, dia 27 de abril, do Pré-seminário virtual JESEDU. Essa atividade foi uma chamada à partilha e à reflexão sobre as questões e os desafios educacionais contemporâneos, nos quais as obras da Missão estão imersas. O momento no Colégio trouxe reflexões que serão levadas ao evento presencial na Indonésia, marcando a contribuição do Loyola, mais uma vez, de forma profunda e potente na comunidade jesuíta mundial.
A atividade foi preparada pelos coordenadores de área, e a reflexão se deu por meio do tema “Educando para fé no século 21”. Os colaboradores foram divididos em grupos, e as discussões foram sintetizadas na forma de postagens na plataforma Educate Magis. As partilhas de projetos e expectativas sobre os fundamentos do nosso modo de ser e proceder se tornaram registros que concretizam a tradição viva de nosso fazer pedagógico. Os pilares fé e educação sustentaram uma manhã permeada de oração, estudos, reflexões e de intensas trocas pedagógicas por meio de quatro blocos que trataram das seguintes temáticas:
1) Educar para a fé como escolas católicas na tradição inaciana
A primeira sessão foi em diálogo com as percepções de Damian Zynda, Th.D. (diretora de Missão e Ministério da McQuaid Jesuit, Rochester, NY, EUA) sobre a temática Compartilhando Deus através da espiritualidade inaciana: a espiritualidade inaciana como parte da nossa formação na fé e na formação dos formadores. Nessa primeira discussão, os colaboradores do Loyola refletiram acerca de como podemos construir, em nossas escolas, uma cultura inaciana baseada nos Exercícios Espirituais e no discernimento.
2) Educar para o diálogo inter-religioso
O segundo momento trouxe a fala de Fatimah Husein, MA, Ph.D. (diretora associada do Consórcio Indonésio para Estudos Religiosos, ICRS) sobre Educar para o diálogo inter-religioso. Nessa etapa, os envolvidos discutiram sobre o que os nossos estudantes devem aprender e compreender sobre as religiões e com que propósito/por quê? Além disso, foi debatido se existe um modelo específico que melhor se adapta ao contexto do Loyola.
3) Formar uma fé resiliente: ensinando para uma formação aprofundada da fé em nosso contexto secular hoje
No terceiro estágio, ouvimos Paul Sharkey, M.Th., M.Ed., Ph.D. (coordenador de pós-graduação no Catholic Theological College, Melbourne, Austrália). Ele nos estimulou a refletir sobre como podemos acompanhar os nossos funcionários e estudantes a formar uma fé resiliente, que os leve a Deus. É necessário reimaginar a nossa educação religiosa, programas de formação religiosa e outras áreas da vida escolar para ajudar os estudantes e colaboradores?
4) Educar para a fé como escolas católicas na tradição inaciana
Fechamos a última etapa com a fala do Pe. Daniel Patrick Huang, STD, SJ (professor de Missiologia na Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, Itália), que trouxe provocações sobre a forma como podemos nós, como escolas católicas, à luz dos numerosos desafios que enfrentamos hoje nas escolas,
1. acompanhar e evangelizar os nossos alunos, funcionários e famílias católicos?
2. acompanhar outros em suas jornadas de fé?
3. Responder como Rede Global de Escolas Jesuítas (Jesuit Global Network of Schools — JGNS)?
Diante de toda a intensa pluralidade vivenciada por meio da conexão global, em rede, nessa manhã de discussão, marcamos a participação do Colégio Loyola nessa ação com muito ânimo e generosidade. Simultaneamente com as outras redes pelo mundo, em junho, no seminário, todos daremos as mãos e voltaremos nossos olhos para o bem mais universal, a educação.
Ainda, foi um momento oportuno para lembrar da nossa missão de formar, em rede universal, cidadãos globais, que assumam, no seu cotidiano pessoal e profissional, os valores cristãos e inacianos.
Agora chegou a sua vez, convidamos nossos colaboradores a visitarem a Plataforma Educate Magis, que acolhe educadores dos colégios jesuítas do mundo todo, e a vivenciarem a experiência desse rico e importante seminário, até o dia 5 de maio. Ao acessar a plataforma, é possível ver o fórum de discussões, com contribuições de colegas de todo o mundo.
Desejamos a todos os participantes um tempo rico de aprofundamento da missão educativa; que seja um espaço para construir pontes, encurtar distâncias e aprimorar reflexões e trabalhos cada vez mais colaborativos.
Acesse o site: https://www.educatemagis.org/jesedu-jogja2024-pre-seminar/