Logo Loyola
Alunos 11/11/2016
XIV LoyolaMun

XIV LoyolaMun

Próxima edição da simulação da Conferência das Nações Unidas chega com novidades
_____

O Colégio Loyola promove, na próxima semana, a 14ª Edição do LoyolaMun, simulação da Conferência das Nações Unidas – ONU. Entre os dias 16 e 18 de novembro, os alunos do Ensino Médio participam de debates, criam ações políticas e praticam o exercício da diplomacia, das relações internacionais, da oratória e do trabalho em grupo.

A simulação da conferência internacional da ONU do Loyola já se tornou uma referência e conta com inovações em 2016. Além da visita de professores da equipe do Colégio Medianeira (Paraná), também da Rede Jesuíta de Educação, a edição deste ano vai trazer, pela primeira vez, com a personificação de figuras importantes nos recentes desdobramentos políticos brasileiros, o Comitê do Congresso Nacional. Outra novidade são novos comitês e debates sobre tópicos como a recente saída do Reino Unido da União Europeia, o Brexit; e a preocupação com a disseminação do Zika vírus, temas que serão levados aos colegas europeus pelos alunos do Loyola que participarão do intercâmbio no Colégio Sint-Jan Berchmanscollege de Bruxelas (Bélgica), em janeiro de 2017.

De acordo com o coordenador da 2ª Série EM, Carlos Alberto de Freitas Júnior, a experiência traz aos alunos um profundo aprendizado sobre sua capacidade de sustentação oral de argumentos e comportamento na sociedade. “O LoyolaMun é caracterizado por uma horizontalidade de relações que permite ao aluno exercer sua voz, sua liberdade e sua responsabilidade, uma vez que eles organizam todo o evento, desde os comitês temáticos até a agência de comunicação responsável pela cobertura, além da organização de salas e estrutura. Temos antigos alunos que retornam ao Colégio para contribuir especialmente nessa ocasião, demonstrando que é uma vivência com sentido verdadeiro para os participantes”, relata.

A secretária executiva da edição XIV, Anna Carolinna Gama de Assis, conta que participou como voluntária na edição passada, quando estava na 1ª Série EM, e revela que um dos principais atrativos, além das discussões históricas e geopolíticas, é justamente a referência à responsabilidade. “Participamos da organização de uma conferência simulada que afeta a vida de todos os nossos colegas. E as discussões realizadas durante o LoyolaMun servem para mostrar que as suas decisões pessoais têm consequências; e que diversos fatores podem levar um governante a tomar determinada medida que afetará o Brasil e o mundo. É uma reflexão sobre o que significa o empoderamento de uma pessoa”, conclui.

Assista a um teaser do que os alunos da 2ª Série EM estão preparando para a 14ª Edição do LoyolaMun:

Posts relacionados